Ângela Aguiar

AmpaBlue é uma coleção de tecidos pintados à mão, uma coleção eclética de artigos para o lar e acessórios, fundada em 2009 por Jecca Aguiar. Seu sonho era tornar-se arquiteta, uma designer de tecidos e moda e não mergulhar no universo da psicologia, serviço social ou Tecnologia Informática. Designer autodidata, nunca frequentou uma escola convencional de artes. Desde os tempos primórdios, ela ilustrou livros escolares, capas de livros de poesia, pintou murais, desenhos abstratos ou de vida quotidiana. Participou em vários concursos de arte, incluindo uma de suas peças no Fairfax County Government Center, no Estado de Virgínia, EUA. No entanto, foi apenas num belo dia do ano dois mil que ela reacendeu as chamas da sua verdadeira paixão: a pintura em tecidos e o fascínio decorrente em criar seus próprios tecidos.

Tudo começou quando a luz da sua imaginação voltou a brilhar, fustigada pelas imagens recalcadas na sua retina, de um segmento sobre tapetes pintados à mão enquanto assistia à TV. Sem direção, design ou estilo específico em mente, e armada com um pequeno pedaço de tecido branco e algumas tintas de tela, ela começou a experimentar, uma pincelada de cada vez. Os tecidos resultantes eram únicos, cada um com sua tonalidade e caráter individual. Ela traduziu os tecidos artísticos em incríveis telas e, em seguida, tapeçarias e, gradualmente, incorporou almofadas decorativas, bolsas, sacos e sacolas em seu catálogo. Os protótipos podem ser semelhantes, as peças não são tela impressa, mas pintadas à mão; as cores sempre diferem e variam ligeiramente com exclusividade; daí a ideia de que não há dois itens iguais.

Como designer, Jecca traz sua visão da mistura de cores e etnias para seus produtos. Ela se injeta apaixonadamente em tudo o que produz e isso é visível e perceptível em cada uma das suas obras. Suas mãos inquietas estão sempre se movendo, pois ela também acrescentou joias, além de uma linha de tecidos baseada em seus desenhos e muitos outros meios para seu one-woman show, o seu show a solo. Ela agradece pela vossa passagem por aqui enquanto se aventura no seu playground virtual, e espera que gostem da Ampablue como ela gostou de fazer cada uma das suas criações.   

EXPOSICÕES COLECTIVAS
1982 Cinema Marcelo da Veiga, Sao Tome and Principe
1981 Mural paint for the Children International Day, Sao Tome and Principe
1985 Fairfax County Government Building, Fairfax, VA
2010 Lusofonia Festival in Macau, China
2011 The Weekender On Main Street, Limelight Gallery, Miami Lakes, FL
2011 The Weekender On Main Street, Limelight Gallery, Miami Lakes, FL
2012 The Best of The Weekender On Main Street, Limelight Gallery, Miami Lakes, FL
2016 Lady of the Lakes church, Miami Lakes, FL 

WRITINGS, PUBLISHED SPREADS, BOOK PROJECTS 
1979 Illustrated first grade elementary school reading book, Sao Tome and Principe
2001 – 2011 IT Manual for Citigroup, AT&T, Med-Tek, AHI Software
2007 Illustrated Raining in May, poetry book cover, Miami Lakes, FL   

COLLECTIONS 
Hand painted pillows, tapestries and handbags, Miami, FL 

SOCIAL MEDIA
www.instagram.com/jecca_a
www.instagram.com/ampablue
www.facebook.com/ampablue
ludlumdrive.com


Voltar à exposição