Eva Tomé

Eva Tomé é uma mulher de origem africana, nascida em São Tomé e Príncipe. Uma artista que equilibra o mundo da moda com a arte abstrata, figurativa e expressionista marcada pela sua vida.

Foi criada na África e em Portugal e formada em modelagem e estilismo na Dinamarca. Trabalhou na indústria têxtil para etiquetas de moda dinamarquesas, culminando após vários anos na criação da sua própria marca de roupa Contemporânea e na abertura de uma loja no Porto em 2010.

Paralelamente, Eva obteve formação em pintura, frequentando o curso de Belas Artes de “Pintura a óleo” e “Desenho e Pintura” no Porto. Em 2007, abriu a sua própria galeria “Atelier de Arte 22” no Porto, expondo desde então em vários países (Portugal, Macau, São Tomé e Príncipe e Dinamarca).

Mais recentemente, em 2017, ela representou a STP na exposição “28 artistas + 28 obras do feminino” em Macau e em julho participou de uma exposição coletiva dos artistas de Gaia inserida na 2ª Bienal de Gaia. Em março de 2018, representou a STP na primeira Bienal de mulheres artistas de Macau e na exposição “Arte e Dia da Mulher” na Casa do Alentejo. Em junho de 2018, realizou uma exposição individual em STP, intitulada “Mulheres da Minha Terra”, na CACAU – Casa das Artes Criação Ambiente Utopias.

A arte de Eva Tomé é marcada pela honestidade que resulta do seu comportamento perante os obstáculos em que a forma e a cor refletem a sua experiência na área têxtil e na moda. O gosto por diferentes texturas e as harmonias incomuns criaram o seu trabalho.

Para Eva, a arte é filha de seu próprio tempo e mãe dos seus próprios sentimentos.

Website: https://www.evatome.com/


Voltar à exposição